Agência de Pautas Guia Local INC Comunicação

Empresa de Recrutamento e Seleção Fortaleza, Ceará

Encontre Empresa de Recrutamento e Seleção em Fortaleza. Aproveite para saber mais sobre o assunto lendo nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre o mesmo.

Centro da Terra Consultoria Ltda
(85) 3264-9178
Av. Dom Luis, 300 -
Fortaleza, Ceará
 
OFICINAS DE TEATRO ZU ARARIPE
(85) 8837-9964
RUA SALVADOR MENDONÇA, 337
FORTALEZA, Ceará
 
Centro de Treinamento Empresarial Christus
(85) 244-5857
av Dom Luís, 895, Meireles
Fortaleza, Ceará
 
Cmgb Cons e Treinamento
(85) 261-9799
r Leonardo Mota, 1515, Messejana
Fortaleza, Ceará
 
Marpe Cons em Recursos Humanos Sc Ltda
(85) 272-4766
av Pontes Vieira, 1091, Tauape
Fortaleza, Ceará
 
C. B. Consultoria Empresarial LTDA
(88) 3512-1521
Rua Delmiro Gouveia 36/b
Juazeiro do Norte, Ceará
 
Centro da Terra Consultoria Ltda.
(85) 3264-9178
Av. Dom Luis, 300 - Ed. Avenida Shoping S. 826/827
Fortaleza, Ceará
 
Marpe Cons em Recursos Humanos Sc Ltda
(85) 264-4169
vl Catalão, 948, ap 801, Vicente Pinzon
Fortaleza, Ceará
 
Treinamento Daler Carnegie
(85) 224-6768
tv Santos Dumont, 1789, sl 501, Alto Da Balança
Fortaleza, Ceará
 
Cetrede Parque de Desen Tecnológico
(85) 223-8637
av Universidade, 2932, Benfica
Fortaleza, Ceará
 

Empresa de Recrutamento e Seleção

Fornecido por: 

Ser convidado para uma entrevista de emprego é uma grande vitória. É sinal que a pessoa foi bem vista pela empresa, foi previamente aprovada, faltando apenas alguns detalhes para sua contratação. O problema é que outras pessoas também foram aprovadas na pré-seleção e, portanto, haverá um processo de escolha. Idalberto Chiavenato no livro "Recursos Humanos: o capital humano das organizações" (2004, p. 206) explica que, para se mensurar a eficácia de um processo de seleção, é preciso considerar o número de candidatos admitidos ao de candidatos examinados, ou seja, quanto mais candidatos admitidos e menos examinados, maior será a eficácia do processo.

Mas que perguntas serão feitas no momento da entrevista? Quanto mais organizada for a empresa maior será a chance de existirem perguntas específicas, comportamentais ou técnicas, ligadas ao cargo que será ocupado. Mas sempre há àquelas perguntas tradicionais, feitas em quase todas as entrevistas. Vejamos alguns exemplos de perguntas e respostas disponíveis no site "empregos.com.br":

- Fale sobre você.
Procure ser sucinto, direto e focalize os resultados. Fale somente sobre assuntos profissionais.

- Quais são seus objetivos no curto prazo?
Seja específico. "Quero ser gerente de vendas", por exemplo.

- Quais são seus objetivos no longo prazo? Fale em termos profissionais, sendo bem objetivo: ser diretor de engenharia, gerente-geral ou algo similar. Mostre também que traçou metas. É recomendável não se referir à vida particular.

- Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? Responda que sim. Dê exemplos de situações vividas em seus trabalhos anteriores.

Por que devemos contratá-lo?
Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa? Conte os benefícios que você vai trazer e como pode, com seu desempenho, gerar lucros para a empresa. Boas repostas em perguntas deste tipo soam como músicas aos ouvidos dos entrevistadores.

Como o bom candidato sempre pesquisa a empresa antes da entrevista, ele poderá citar fatos importantes que aconteceram na história da empresa contratante que reforçarão o seu grande interesse em fazer parte do time. Apesar das dicas de respostas acima, a recomendação é: "seja você mesmo e não um ator, mantenha equilíbrio e serenidade em suas respostas e alimente um ar constante de confiança e bom humor". Digo sempre que vamos para as entrevistas "cheios de nós mesmos", e isso pode ser bom ou não, depende do nosso histórico de vida pessoal, profissional e educacional, de nossos valores e do que a empresa espera de nós na vaga ofertada. Serão os pequenos detalhes que pesarão na escolha de um ou outro candidato. As questões visuais, roupas e acessórios, já foram muito exploradas pelos especialistas da área, a dica maior é: pareça-se com a empresa. Cada ramo tem os seus costumes próprios. Por exemplo, uma empresa de publicidade é bem diferente de um escritório de advocacia, o comportamento e as roupas adequados para um são menos valorizados no outro.

As entrevistas de emprego buscam o candidato certo para a vaga certa, com o maior grau de acerto possível. Se a pessoa não passar na entrevista não será sinal de derrota e sim de experiência adquirida. Além do que, tal como a pessoa pode não ter o perfil para a vaga, a vaga também pode não estar adequada ao seu perfil. Cuide do seu comportamento, faça cursos voltados para seus objetivos profissionais, procure uma vaga em acordo com você, capriche no visual, coloque um sorriso no rosto e vá em frente, "cheio de você mesmo", em busca do seu novo trabalho.

Um fraternal abraço. Até a próxima se Deus quiser.

∗ Prof. Adolfo Pereira é especialista em Gestão de Pessoas, Diretor da APCE - Adolfo Pereira Consultoria Empresarial, Palestrante e Professor universitário e associado da INC Comunicação na área de palestras motivacionais.
www.incorporativa.com.br/apce

Clique aqui para ler outros artigos da Revista Incorporativa

Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores.
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto,
de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa
responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado.
Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2011.
Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.