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Clínicas de Ortopedia Belo Horizonte, Minas Gerais

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Maria de Lourdes Junqueira Rodrigues Melo
3274-3733
R Padre Rolim 491
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Patologia

Dados Divulgados por
Marco Antonio Basbaum
(31) 3286-3825
Av. Raja Gabaglia 4961 - Salas 108 a 112
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Medicina de Tráfego

Dados Divulgados por
Alduir Bento
3291-2064
R Paracatu 838 - Sala 506
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Stanrley D El Rio Euzebio e Bessa
(31) 3267-4006
Rua Osvaldo Cruz 422
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Medicina de Tráfego

Dados Divulgados por
Jose Henrique Macedo Cerqueira
3275-4499
Av do Contorno 9797
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Patologia

Dados Divulgados por
Francisco Ricardo Gomes Bueno
329-2664
R Timbiras 3156 - 1 Andar
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Patologia

Dados Divulgados por
Bartira Ventura Barnabé
(31) 3467-2497
Rua Coronel Otávio Diniz 439 - a
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Arthur Ignacio Muzzi Lima
323-2115
R Ceara 186
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Alexandre Vaz
3295-6767
Av do Contorno 9921 - Sala 607
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Jose Carlos de Almeida Basques
2104-0100
Av do Contorno 9797
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Patologia

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Clínicas de Ortopedia

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Movimentos inadequados no dia-a-dia podem provocar desvios e dores na coluna. Especialistas afirmam que cuidar da postura é essencial para prevenir complicações musculares

A dor na coluna é um dos problemas de saúde mais comuns da vida moderna. De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. As causas dos problemas são simples e, na maioria das vezes, estão associadas ao sedentarismo. Para combater este mal, as academias de ginástica investem em aulas, exercícios e técnicas que ajudam a aumentar a resistência muscular e, principalmente, a melhorar a postura.

Pessoas de todas as faixas etárias e com as mais diversas ocupações são alvo da dor nas costas. Isso porque, além do sedentarismo, atividades simples do dia-a-dia como sentar, deitar e até andar são feitas de maneira incorreta. Exercícios físicos regulares são grandes aliados da coluna, como explica a professora de alongamento e flexibilidade da Companhia Athletica, Paula Keiko Soga. "Músculos sedentários tendem ao encurtamento, se tornando mais rígidos. Tudo isso acarreta em uma sobrecarga de peso na coluna", enfatiza.

Para combater as dores, o ideal é combinar três tipos de exercícios: alongamento, musculação e aeróbica. O alongamento é ideal para aumentar a flexibilidade, já a musculação, trabalha abdome e lombar. "Todos esses exercícios criam um cinturão que fortalece a base da coluna. A atividade aeróbica também é excelente para a perda de peso, outro fator que influencia as dores na coluna", orienta Paula.

E para quem não gosta de fazer musculação, existem atividades alternativas que garantem resultados positivos. Modalidades aquáticas, que reduzem o impacto, como hidroginástica, estão entre as opções. Uma outra atividade muito procurada é o Pilates, que pode ser realizado individualmente ou em grupos. "Quem pratica Pilates consegue aliar alongamento, fortalecimento da musculatura e correção postural", explica a professora. Outra novidade é o flying cords modalidade onde o aluno usa o peso do próprio corpo para os exercícios, ajudando, principalmente, na postura.

De acordo com a professora, é cada vez mais freqüente a procura por exercícios que amenizem estas dores. "As aulas estão sempre cheias, e ao contrário do que muitos pensam, muitos jovens freqüentam", conta Paula. Isso é o resultado da rotina das pessoas, que passam horas sentadas, em frente ao computador sem se preocupar com a postura. A regularidade é fundamental para garantir resultados, como explica Paula Soga. Para ela, o ideal é que os exercícios sejam feitos duas vezes por semana. "Assim, o corpo recebe estímulos constantes, que vão evitar o encurtamento da musculatura", afirma.

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